sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Vulcão Acordou: Erupção gera caos aéreo na Europa


Diário Catarinense

Nuvem de cinzas obrigou pelo menos 10 países a fechar seus aeroportos, problema que pode continuar no fim de semana

Em uma medida rara, pelo menos 10 países da Europa (entre eles, Grã-Bretanha, Irlanda, Noruega, Suécia e Bélgica) fecharam ontem seus espaços aéreos devido a uma nuvem de cinzas lançada na atmosfera pela erupção de um vulcão subterrâneo na Islândia. Cerca de 1 milhão de passageiros ficaram plantados em aeroportos, após 4 mil voos terem sido cancelados. E as previsões são desanimadoras: os transtornos podem durar semanas.

O vulcão sob o glaciar Eyjafjallajokull entrou em erupção na quarta-feira pela segunda vez em menos de um mês, provocando enchentes e soltando fumaça e vapor a quilômetros de altura. A nuvem, que pode prejudicar o funcionamento das turbinas de aviões (veja quadro), não podia ser vista a olho nu. Vários voos partidos dos EUA com direção ao aeroporto britânico de Heathrow, principal da Europa, tiveram de voltar aos aeroportos de origem quando o espaço aéreo foi fechado. Monarcas da Noruega e da Holanda que viajavam para as comemorações do 70º aniversário da rainha dinamarquesa Margrethe tiveram de suspender seus planos.

O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional (Nats, na sigla em inglês) anunciou que o espaço aéreo britânico permanecerá fechado pelo menos até as 13h de hoje (9h no horário de Brasília). A nuvem paira sobre o Oceano Atlântico nas proximidades das rotas da maioria dos voos da costa leste dos EUA para a Europa e estava se movendo para o continente europeu. Ironicamente, o aeroporto de Keflavik, na Islândia, foi um dos únicos a funcionar ontem na Europa Ocidental.

O problema pode estar só no início

Autoridades disseram que pode levar dias até que os céus se tornem seguros para viagens aéreas. O geofísico do Escritório de Meteorologia da Islândia Einar Kjartansson afirmou que o problema pode persistir por semanas, dependendo de como as cinzas serão levadas pelos ventos. A extensão da medida não é vista desde um alerta de terrorismo em 2006.

Em 1982, um Boeing da British Airways com 263 passageiros a bordo ficou com as quatro turbinas travadas durante vários minutos depois de atravessar uma nuvem de cinzas na Indonésia. Ao perder altitude e sair da nuvem, o material derretido se condensou e se soltou, e os motores voltaram a funcionar.

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